segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Testes de quociente de inteligência

Será que estes testes funcionam mesmo...?

Hoje fiz alguns para perceber que tipo de perguntas posso ter no teste de amanhã, mas para mim algumas perguntas não fazem muito sentido.

Veja-se o seguinte exemplo:

Na seguinte série de números, 3 deles têm uma similaridade, enquanto que o outro é diferente:
14, 21, 27, 35


A resposta correcta segundo 'eles' (quem quer que seja que tenha feito o teste) é 27, pois é o único que não é múltiplo de 7.

Ok, tudo bem.

Eu, por outro lado, respondi 14, porque é o único número par.
Poderia responder também 35, pois é o único cuja soma dos dois digitos dá um número par, sendo que todos os restantes dá um número impar.

Estarei assim tão errado!? Acho que dei respostas diferentes, mas mesmo assim válidas.
O facto de responder algo diferente do que estão á espera, não quer necessáriamente dizer que a minha resposta esteja errada!

Alguém me explica como é que avaliam a inteligência de uma pessoa com perguntas estúpidas como esta?

Bullshit!

P.S.: Nivel da pergunta: Fácil.

6 comentários:

marquez disse...

Ahahahahaha...
Estas com medo de ter um QI inferior ao Ronaldo (que segundo a publicidade da internet é 101).

Não te assustes que nesse teste passas com bom QI, ainda assim gostei do teu ponto de vista, de facto todas as respostas que deste são possíveis de estarem correctas.

Eu defendo que para um emprego, nada substitui a entrevista, mas eles têm de ter outros critérios de selecção para eliminar alguns logo pela raiz.

Boa sorte, espero que consigas

Luis disse...

Mas eu já tive uma entrevista com esta empresa... esta vai ser a segunda...
Na primeira entrevista disseram-me que fui o único a aparecer de jeans, e disseram: 'Sabes que a primeira aparência é aquela que fica...'

E eu tive que mandar a boca:

'Claro, concordo, mas não concordo que se elimine alguém tendo em conta a roupa que essa pessoa usa. Ou vocês querem apenas alguem que se vista bem, independentemente do resto!?'

E a conversa ficou por ali, pois nada mais tiveram para me responder ;)

Portanto, mesmo que me seja 'diagnosticado' o QI de uma lagartixa, desde que leve roupa formal (coisa que comprei no fim-de-semana passado), devo passar :D

Anyways, thanks!

Yotta disse...

A pergunta fala em série, logo os números têm de fazer parte de uma sequência matemática: 2x7=14 3x7=21 4*7=28 5*7=35. Sabendo que é série a pergunta qual é diferente é idêntico a perguntar qual não segue a regra, que como disseste é o 27 pq está no lugar do 28. Acho as tuas respostas estariam certas apenas se não se falasse em série ou se arranjasses forma de enquadrar os restantes números numa série. Seguindo a tua lógica deve dar para arranjar meia dúzia de justificações para cada numero ser diferente dos outros.

Luis disse...

@yotta Aquilo que dizes faz sentido. Na verdade a pergunta está em Inglês mas fala em série na mesma: In the given series any three numbers will have similarity, one number will be different: 14, 21, 27, 35
Não te podes referir a serie de números como um simples conjunto de números, isto é, sem haver qualquer ligação entre eles?

Yotta disse...

não sei. mas por aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Series_%28mathematics%29
parece que não.

Luis disse...

'The terms of the series are often produced according to a certain rule, such as by a formula, or by an algorithm'

Portanto, há uma ordem, let's say.

Concluíndo, tenho um QI de uma bota da tropa!

thanks.

P.S.: agora percebo porque as minhas notas a matemática sempre foram entre 10 e 12. o.O'