segunda-feira, 15 de março de 2010

Portugal e Holanda

Pegando no comentário que alguém fez no post anterior:

E PORTUGAL o que de bom...?

Gostava de deixar a minha opinião em relação á minha mudança para cá.
Portugal, como qualquer outro país, tem os seu pontos fortes e os seus pontos fracos. Acho que o tempo é o seu ponto mais forte. O fim-de-semana que passou estive em Berlin e dei por mim a dizer:

Tenho saudades do tempo de Portugal

É verdade.
Mas, estas 3 semanas que cá estou deram para perceber o quanto a vida é injusta em Portugal. Sempre que vou ao hipermercado, por exemplo, reparo nisso. Os preços dos bens básicos é o mesmo e, para alguns, até mais baixo.
O combustivel é o mesmo preço. 1€ pelo litro de gasoleo, 1€ e pouco pelo GeForce... É o mesmo...
Uma coisa que penso ser mais cara são as roupas. Tenho essa sensação, mas sem certeza, porque eu não costumo comprar assim tantas roupas. Apenas precisei de comprar um impermeável e tive que procurar um bocado até encontrar um sensivelmente ao mesmo preço que em Portugal.
Nesta cidade onde estou é possivel alugar um T4 a estrear por 850€. É caro? Não me parece...

E agora perguntam vocês... Mas injusto porque?

Básicamente porque o ordenado minino em Portugal é 450€ e aqui é 1,398.00€ (para uma pessoa com mais de 23 anos).
Portanto, as pessoas em Portugal recebem miserávelmente mal e pagam o mesmo pelas coisas. Ou seja, em Portugal trabalha-se para sobreviver.

Obviamente que nem todas as pessoas trabalham para sobreviver, porque existem algumas que recebem o que os mais pobres deveriam receber, mas isso já é outra questão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tou a ver... quando fores velhinho e podre de rico voltas ao teu PORTUGAL para bronzear essas as peles!!!!