terça-feira, 8 de junho de 2010

Holanda - 4 meses depois

Senti que deveria fazer um apanhado daquilo que tem sido 'a' experiência da minha vida.
Como sabem, à cerca de 4 meses atrás (19 de Fevereiro), apanhei um avião da TAP e voei para o país das tulipas para fazer um estágio de 1 ano pela AIESEC.

2 semanas depois de cá chegar, 2 acontecimentos mudaram a minha vida... Um dia destes explicarei, pois é uma longa história.

Cá por casa já houve renovações: O Peter, o Ganês já foi á sua vida (terminou o estágio) e entretanto já chegou um Letão (de nome Gatis) mas que não é nada sociavel. Até poderia dizer que é por ser informático, mas tanto eu como o Raul (o Espanhol) também somos, e até nos damos bastante com as outras pessoas. Enfim...

Tenho viajado, mais ao inicio do que agora, mas mesmo assim mais do que fazia em Portugal. Já fui a várias cidades (Amesterdão é... BRUTAL!) aqui neste país e também já fui a Berlin. Tá em curso planos para irmos (eu e o pessoal ca de casa) a Copenhaga... Vamos ver.

Em relação ao choque cultural (diferenças entre Portugal e Holanda), quero referir isto:

- Um dia chove, no dia seguinte tá calor. O tempo é bastante instável. Aqui 25º é de morrer por causa da húmidade;

- Aqui não há enchidos nem bacalhau. Enchidos existem, mas não tem nada a ver. Bacalhau ainda não encontrei. Talvez numa loja que venda produtos portugueses;

- A cidade é pequena e não se passa nada. Para quem já estava habituado a Lisboa, vir viver para um local assim é uma grande diferença;

- As lojas fecham sempre as 18h, excepto ás quinta-feiras, que fecham as 21h, e aos Domingos, que não fecham, pois não chegam a abrir;

- Preços um pouco mais elevados, mas ordenados MUITO mais elevados. Ordenado mínino: 1400€ (para alguém com mais de 23 anos);

- Sabe-se que é hora de ponta quando se vê filas de 10 carros e de 20 / 30 bicicletes;

- Sabem aquele vosso amigo BUÉ organizado? Aqui as pessoas são 100x mais. Exemplo: Um dia destes (a um Domingo) tava numa esplanada com mais pessoal e tava um casal de namorados ao nosso lado. Esse casal de namorados planeou (no iPhone que é um 'must have' aqui por estas bandas) toda a semana que estava a entrar, desde trabalho, jantar, almoços, compras e todas essas coisas que se fazem. Impressionante, não?;

- A mentalidade das pessoas. A maneira como lidam com as drogas, o sexo e todos esses assuntos tabu no nosso Portugal;

- A mistura de diferentes nacionalidades, com Turcos a dominar. Tal como em Portugal existem muitos brasileiros, aqui exitem muitos Turcos. Em Amesterdão mais de 50% da população são estrangeiros, por isso imaginem;

- Em Portugal há muita gente a beber bastante alcool, mas acho que aqui é bem pior. Os jovens aqui bebem mesmo até cair e, penso ser por isso, que as festas acabam bem mais cedo. Nenhuma festa dura até as 7/8 da manhã, como temos por vezes em Portugal;

- Carro aqui é um bem desnecessário. De comboio vai-se a todo o lado e rápidamente.

- My english is a little bit better now, at least I think so :)

Em relação ao trabalho:

- Horário flexivel: podes fazer mais uma hora hoje para fazer menos uma hora amanhã. Já tenho dois dias para tirar :)

- Aqui não se trabalha para aquecer. Tão a ver todas aquelas horas extra que fazem em Portugal sem ver um cêntimo? Isso aqui não existe. Ou tiras as horas ou és pago por isso;

- Tudo aquilo que tou a fazer tenho que aprender por mim. A empresa onde trabalho não é uma empresa apenas de informática. Aliás, a parte de informática é muito pequena, e como tal não existe pessoal que me possa ensinar algo na área de desenvolvimento de software. Mas tou-me a desenrascar.

Estas são as maiores diferenças por cá.

Não poderia terminar este post sem referir a parte emocional. Sabem, nunca pensei sentir tantas saudades da minha familia, dos meus amigos e do meu país. Continuo a achar que esta experiência me esta a enriquecer tanto a nivel profissional como a nível pessoal, mas agora percebo as pessoas que emigram, mas anos depois voltam, porque viver em Portugal tem o seu encanto.
Já tive mais planos de vida do que tenho agora. Desisti de os fazer. Tou concentrado em terminar o estágio e depois logo se vê...

Cumprimentos

4 comentários:

fc disse...

É bom ter noticias tuas!!
Pelo que parece está tudo bem, acho bem que aproveites o máximo ao viajar e conhecer pessoal, que essa experiência ninguém te a tira. Quanto a planos, a estratégia é mesmo deixar rolar, mas nunca perder o norte.
Vou te enviar uma fotos que tirei da tua bela terra :)

Abraço
Filipe

marquez disse...

Bom post, gostei bastante de ler este teu apanhado dos 4 meses ai passados. Abraço

JJ disse...

É bom ler-te positivo e enriquecido nestes 4 meses passados e de olhos bem em frente no futuro próximo :-)

Abraço de amizade

Di disse...

A distância é relativa. Só nos sentimos longe das pessoas se o permitirmos. No nosso coração permanecem sempre as pessoas importantes para nós e que por vezes são a única força que nos rege...

A saudade é uma forma de nos lembrarmos das coisas importantes na nossa vida e que fazem a diferença quando nos afastamos do quotidiano, da rotina a que já estávamos habituados. Mudar faz falta, mas às vezes custa.

Só estamos longe se quisermos; não te esqueças que tudo depende de nós próprios!

Força aí gaijo! ;)