sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crise?

Desde que comecei a enviar currículos e a ir a entrevistas que comecei a preocupar-me mais com a famosa crise que assola o mundo. E perguntam vocês porque?
Porque, apesar de não ter enviado muitos currículos, estive cerca de mês e meio para obter uma proposta e, sendo a área de informática uma das mais fáceis a encontrar trabalho, pensei que fosse algo imediato e que isso se devesse à crise.
Falando em números (por alto): Enviei cerca 10 currículos, e fui chamado para cerca 5 entrevistas (incluindo aquela dos teste psicotécnicos). A questão é que após as entrevistas, não me diziam nada, o que eu assumia que o meu perfil não interessava as empresas, e que mesmo estando a admitir trabalhadores, preferiam alguém com mais experiência.
O engraçado é que após me ter comprometido com a empresa onde actualmente trabalho, recebi telefonemas de todas as restantes onde as entrevistas! É verdade.

Criticas:
Aquelas empresas que nem para as entrevistas chamam poderiam enviar um mail a dizer que não estavam a admitir pessoal, ou que o perfil do candidato não se enquadra na função a desempenhar ou até um simples NÃO. Acho que não custava nada, até porque os candidatos são pessoas e as empresas vivem de pessoas como essas!

Depois para as empresas que se encontram a recrutar. Poderiam avisar que vai haver um período em que vão analisar candidatos e que só após esse período é que irão chamar os candidatos. Mas não, simplesmente não dizem nada, e assim os candidatos pensam que foram ignorados. Por exemplo, hoje (6ª feira dia 6) telefonaram-me da empresa em que fiz os testes psicotécnicos! Podem ver as semanas que já se passaram...

Assim sendo, noto de a área de informática continua a ser uma área onde é fácil encontrar emprego, e que a crise talvez apenas afecte o valor facturado pelos trabalhadores no final do mês.

1 comentário:

Di disse...

Sim, é verdade, a crise não nos afectou "muito", na nossa área ainda há trabalho! E muito! Não quer dizer que seja (sempre) bem pago ou com excelentes condições, mas sim, há trabalho e melhor que isso, há oportunidade, o que é muito importante!
Quanto às entrevistas e o comportamento das empresas perante os trabalhadores, o problema é sempre o mesmo: as pessoas. As pessoas não têm esse cuidado umas para com as outras, porque anda tudo demasiado ocupado com o seu umbigo ou com o seu salário ou com os seus problemas....enfim, disto existem em todo o lado!