quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ilusão

Encontrei isto num blog, onde se podia ler:
"Na imagem vê-se uma mulher a rodar sobre o seu próprio eixo. O movimento de rotação é determinado não pela imagem, mas pelo lado do nosso cérebro que se encontra activo no momento em que percepcionamos a imagem. Quando passamos a pensar com o outro lado do cérebro, o movimento de rotação inverte-se."
Photobucket
A minha primeira reacção foi:

"Sócio, já cortavas os pulsos..."

Tive algum tempo a olhar para a imagem, e estava sempre a rodar da mesma forma. Entretanto andei a ver umas coisas online, e quando voltei a olhar para a imagem tinha invertido não só o pé de apoio, mas também o sentido de rotação.
Será que tem mesmo a ver com a parte o cérebro?

3 comentários:

Miranda disse...

Ya, sim, tem mesmo a ver com o lado do cérebro que usas.

Eu já conheci isso à algum tempo e tb me inquietou a mente.

Óbvio que fiz vários testes e com varias pessoas! E o que mais me atrofiava era quando estar a olhar para lá e ver a própria inversão do movimento.

Isso tb acontecia com outras pessoas, por isso não era eu que estava aditivado com substancias químicas.

Então pus mãos à obra!, Tipo, isso é um .gif, um .gif é um formato de sequências de imagens (fotogramas) que te iludem de movimento.

Abri o file num programa para desmanchar o gif e o meu espanto que em vez de teres uma sequência do tipo:
http://labspace.open.ac.uk/file.php/3934/fig8.jpg

tinhas uma coisa bue estranha com partes parciais da boneca e com riscos marados,
resumindo não havia uma sequência da boneca em rotação esquerda e rotação direita, apenas umas imagens híbridas muita maradas.

Conclusão, sabemos que muitas coisas que nós assumimos como reais não são mais que a interpretação do nosso cérebro, muitas daquelas ilusões ópticas do tipo:

http://www.ebip3e.com/images/women.gif

em que conforme o que vez é o teu cérebro que interpreta, neste caso é a mesma coisa, pois conforme a interpretação do cérebro assim vez num sentido ou noutro.

Isto agora podias-mos entrar por aquela de a realidade não existir, pois toda ela é o resultado da interpretação do teu cérebro aos sinais abstractos exteriores provenientes pelo vários sentidos sensoriais.... mas n vamos por ai! :)

Anónimo disse...

Olá :D também já tinha visto isto.

Quanto ao gif também o vi, para ver se não era marosca :D... Isso do gif não ter a boneca toda desenhada em cada frame é do próprio formato, ou seja em gif's optimizados em cada frame ele guarda as diferenças em vez de um frame completo e assim poupa espaço, por exemplo o fundo é apenas uma imagem, e o frame inicial será uma imagem completa enquanto os seguintes serão apenas as pequena modificações de uns para os outros.

Quanto à parte do cerebro, no mail que recebi ele tinha instruções, cada lado do cérebro tem a sua especialização, penso que era qualquer coisa como se pensares com o teu lado mais objectivo, por exemplo se começares a dizer a tabuada roda para um lado, se pensares com o teu lado mais abstracto, tipo de escrever ou desenhar o que for... ela começa a rodar para outro lado ;)
Sei que era qualquer coisa assim e na altura deu resultado.

PM disse...

Parando o movimento da boneca, e isto funciona para qualquer ponto da rotação, é possível ver que a maioria das imagems que constituem o GIF são dúbias (aqui é que está a genialidade).

Utilizando como referencia a imagem em que a boneca está com uma perna apontada para a direita é possível ver que a perna de apoio tanto pode ser a perna esquerda como a direita, da mesma forma, a boneca também pode estar ligeiramente voltada para a frente como voltada para trás.


A boneca em si não tem qualquer tipo de referencia em relação à profundidade, é apenas uma sombra.
O nosso cérebro encarrega-se de a imaginar 3D, e para isso julgo que utilizamos sempre a mesma zona do cérebro. Por isso não acho que exista qualquer relação com a zona do cérebro que estamos a utilizar.

A questão é que não temos a capacidade de imaginar uma boneca voltada para frente e para trás ao mesmo tempo, não é lógico, assim ora assumimos uma posição ora assumimos a inversa.

A questão da alteração da rotação apenas funcionou comigo durante pouco tempo. Nunca vi a boneca a girar no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio por mais do que uma rotação, no outro sentido roda durante longos períodos de tempo.

Isto deve querer dizer que o GIF roda num sentido e nós, quando invertemos a posição da boneca temos também que inverter a rotação, mas não conseguimos durante muito tempo porque a informação que nos chega de que a imagem esta a rodar para o outro lado é demasiado óbvia e portanto logicamente o cérebro compensa invertendo novamente a boneca para a sua posição original